Orkut Glogin. Tecnologia do Blogger.

Social Bookmark

1 de dez. de 2010

Luiz Tripolli lança livro de fotografias de R$ 5 mil

Nessa terça-feira (30), o fotógrafo Luiz Tripolli lançou o livro "Olho Mágico", na Casa Fasano, em São Paulo. O livro tem edição limitada de 250 exemplares é o conjunto de sua obra: são 100 retratos feitos ao longo de 47 anos de carreira. Conhecido por retratar celebridades, no material estão nomes como Pelé e Luiza Brunet.

O fotógrafo contou em primeira mão ao iG Gente que lançará no próximo ano uma revista erótica, com dez ensaios de dez mulheres diferentes. "É para as pessoas que gostam de fotografia, fãs, para todos aqueles que gostam do meu gênero, que é onde eu comecei", disse. Confira o bate-papo...

 
iG Gente: Como surgiu a ideia de fazer o livro?
Tripolli: É uma ideia antiga fazer um livro que 90% são retratos. Ao longo da minha vida fiz retratos porque para mim eram dos personagens que eu gostava. As pessoas sempre me ligaram à fotografia de moda ou nu e de repente me deu vontade de fazer um livro muito especial, depois de 47 anos de carreira, mostrando esses retratos que vão desde 1967 até os dias de hoje.


iG Gente: Por que “Olho Mágico”?
Tripolli: Eu resolvi dar o nome de "Olho Mágico" porque o meu olhar sempre foi diferente para as pessoas e eu acredito que na hora que eu fotografo elas o olhar delas para mim também é diferente. Tem uma magia mesmo nesta história. E é o olhar que comanda tudo, tem um ditado que diz que os olhos são o espelho da alma. Então eu sempre me liguei nisso. Independente se a mulher estava nua ou de roupa, o que importava para mim era a expressão dela. 


iG Gente: O livro custa R$ 5 mil?
Tripolli:
É um projeto complicado porque é muito caro, não dava para fazer uma edição grande porque ele é todo manual, é costurado a mão, é enorme e usa um papel que não tem no Brasil, foi trazido para cá. Então tive que fazer um projeto pequeno, uma edição numerada de 250 exemplares, para colecionadores e também um pouco para ficar para a historia. Esta era a ideia.


iG Gente: O que tem feito ultimamente?
Tripolli: Tenho feito apenas projetos especiais, como o projeto da Mercedes (Benz) que eu faço todo ano. Em 2011, de novo, farei uma exposição com personalidades que se destacaram na sociedade de alguma maneira com o seu trabalho. Neste ano serão três homens, o Bruno Barreto, o diretor de teatro José Possi Neto e o Pedro Lourenço. Entre as mulheres, Mayana Moura, a chef Helena Rizzo e Maurren Maggi.


iG Gente: Qual foi a sua maior dificuldade em fotografar celebridades?
Tripolli:
A maior dificuldade que eu tive foi quando fiquei três dias esperando na porta do Federico Fellini, de quem sempre fui fã. Eu queria fazer um retrato dele e tive que esperar três dias até que eu tivesse uma oportunidade. Deixaram eu ficar cinco minutos na frente dele e eu fiz o retrato que foi para o meu segundo livro e está no "Olho Mágico".


iG Gente: Quem você gostaria de fotografar novamente?
Tripolli: Eu adoro fotografar, adoro gente, gente boa. É obvio que tem pessoas por trás daquele olhar, daquele retrato, que vem com uma história e é isso o que eu mais gosto. Não é simplesmente um rosto bonito, um rosto calejado, um rosto muito idoso ou muito jovem. Eu gosto muito da historia por trás do personagem. Por trás daquele olhar, daquele rosto, a ideia que tenha uma historia.



Famosos / Famosas / Livros / Books - 01/12/2010