O carro terá em duas versões: Allure, de entrada, que vai custar R$ 79.900, e Griffe, completa, que chega a R$ 86.900.
Segundo a marca francesa, o modelo concorre com o Honda CR-V e o Chevrolet Captiva. Pode gerar, inclusive, uma briga caseira com o Citroën C4 Picasso.
O 3008 é vendido na Europa desde 2009 e deve receber uma versão híbrida em 2011, que mescla um motor elétrico com um de combustão a diese.
Em ambas as versões, o pacote de equipamentos de segurança é completo. Inclui ESP (controle de estabilidade), ABS (antitravamento dos freios), ASR (antiderrapagem), AFU (assistente de frenagem de urgência), assistência em ladeiras, distribuidor de força de frenagem e oito airbags.
O modelo também é generoso no trato aos passageiros. Entre os equipamentos, incluem-se freio de estacionamento elétrico e automático e ar-condicionado dual zone com detector de poluição. A versão Griffe ainda conta com teto panorâmico, sensores de farois e de chuva, retrovisor eletrocrômico e revestimento em couro nos bancos.
O motor turbo, feito em parceria com a BMW, entrega 156 cavalos de potência e 24 kgfm de torque -- números de 2.0 -- com apenas 1,6 litro de capacidade.
No detalhe, o "head-up display", uma telinha acrílica acima do painel que mostra informações sobre a velocidade. Ele é visível apenas para o motorista e pode ser recolhido.
Painel é sóbrio, com tela central do computador de bordo. Velocímetro deixa de lado escala convencional (80, 100, 200 km/h) destacando outro padrão (70, 90, 210 km/h).
Câmbio automático tem seis marchas e permite trocas sequenciais na própria alavanca. A caixa foi adaptada do câmbio usado em modelos como o Peugeot 407 V.
O banco traseiro pode ser rebatido na proporção 1/3, 2/3 ou totalmente, livrando espaço para a bagagem. No 3008, três pessoas viajam tranquilamente na parte de trá.
Porta-malas leva 512 litros em sua configuração normal. Com os bancos rebatidos, essa capacidade passa dos 1.600 litros.
Cars - 10/11/2010











