Alguns usuários do Twitter têm, em sua apresentação do microblog, um avatar animado. Criar essas imagens é bem fácil e, caso você tenha se cansado de sua foto, este passo a passo baseado na versão CS5 do Photoshop ensina a agitar seu perfil.
Por Luiz Fukushiro
Abra o Photoshop e escolha as fotos que irão fazer parte do seu avatar animado. Pode usar quantas quiser, mas não exagere: quanto mais fotos, maior o arquivo final vai ficar. Aqui, selecionamos três
Com a Rectangular Marquee Tool (Ferramenta de Marca de Seleção Retangular), vamos selecionar a parte de cada imagem que queremos exibir no avatar.
Em cada uma das imagens, selecione a parte desejada. Para facilitar, segure a tecla Shift do teclado para que seja escolhido um quadrado exato, o que vai deixar o trabalho final mais preciso.
Agora, vamos criar o arquivo da animação. No menu, selecione File (Arquivo) > New (Novo)
Na janela de opções de novo arquivo, coloque na Width (Largura) e na Height (Altura) o valor de 128 pixels. É o valor padrão do avatar do novo Twitter. Dê Ok
Volte para as fotos iniciais. Copie a parte selecionada de uma das fotos.
No arquivo da animação, cole a parte selecionada.
É bem possível que a parte selecionada da foto ainda esteja grande demais para uma imagem de 128 pixels. Para reduzir o tamanho, vamos usar a Move Tool (Ferramenta Mover). Se ainda não tiver selecionada, clique na caixa Show Transform Controls (Mostrar Controles de Transformação)
Siga os números: 1. Clique em uma das pontas da imagem selecionada. 2. Clique no quadradinho mais acima e mais à esquerda. 3. Insira o valor 128 px tanto na altura como na largura. 4. Confirme a alteração.
Copie e cole as outras imagens e faça o mesmo procedimento. Note, na área destacada, que cada uma das fotos ficou em um Layer (camada).
Clique sobre o layer Background (Plano de Fundo) e remova-o, clicando no ícone em destaque. Dê Ok.
Agora é hora de animar. Vá em Window (Janela) > Animation (Animação).
Uma janela aparecerá. Clique no menu de opções desta janela e selecione Make Frames from Layers (Criar Quadros a Partir de Camadas).
Agora, cada uma das camadas transformou-se em um dos frames (quadros) do seu GIF animado. Clique em Play para ver como vai ficar. Note que a velocidade de transição entre os quadros está bem rápida.
Com a tecla Shift selecionada, clique no valor logo abaixo das miniaturas da animação e selecione a duração de cada quadro. Evite deixar pouco tempo, pois o GIF fica muito rápido e incomoda os olhos. É recomendável pelo menos 1 segundo cada frame.
Pronto, agora é só salvar. Vá em File (Arquivo) > Save for Web & Devices (Salvar para Web e Dispositivos)
Uma janela vai se abrir. Selecione no alto à direita a opção GIF. Deixa as outras configurações no padrão (como aparecem na imagem acima). Abaixo, à esquerda, você vê o tamanho final da imagem. Aqui, ficamos com 34 KB, bem longe dos 700 KB máximos permitidos para uma imagem do Twitter.
Agora vem o truque: oficialmente, o Twitter não suporta imagens animadas para o seu avatar. Deve-se então renomear o seu arquivo .gif para .png. Se o seu computador não exibir as extensões de arquivo, no Windows, em uma pasta do Explorer, vá em Exibir > Opções de Pasta e na guia Modos de Exibição/ desselecione a caixa Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos. Aí é só renomear.
No Twitter, vá em Settings, no menu que se abre ao sobrepor o mouse em seu nome de usuário.
Clique em Profile. Em Picture, clique em Choose File. Selecione o seu arquivo, agora renomeado com uma extensão PNG. Depois, clique em Save.
Pronto! Agora seu perfil tem um avatar animado. Caso dê erro e a imagem não apareça, tente.
Tutorial - 10/11/2010
