Orkut Glogin. Tecnologia do Blogger.

Social Bookmark

20 de nov. de 2010

"Ela consegue fazer de tudo", diz coreógrafo de Beyoncé ao iG

O coregrafo norte-americano Bryan Tanaka leva uma vida de popstar. Aos 27 anos de idade, ele viaja o mundo inteiro acompanhando as maiores divas da música, como Beyoncé, Mariah Carey e Rihanna, em suas mega turnês milionárias. Ele também é o responsável pelas danças que fizeram sucesso em videoclipes premiados como "Diva", "Umbrella" e "Maneater', sucesso total nos Video Music Awards da MTV.

Esta semana, Bryan está no Brasil para dar aulas de dança em São Paulo e Rio de Janeiro. Em menos de um ano, esta é sua terceira passagem pelo País -- a primeira, foi para dançar com Beyoncé em sua turnê brasileira, em fevereiro. Agora ele tem até um agente por aqui, e promete voltar bastante para dar seus workshops.

Durante sua visita ao País, Bryan falou com exclusividade ao iG Gente sobre sua carreira, o amor por arroz com feijo, e de como trabalhar com Beyoncé. 

iG Gente: Essa é sua primeira visita ao Brasil?
Bryan Tanaka:
Não, é minha terceira! Vim pela primeira vez com a turnê da Beyoncé, em fevereiro. Com certeza foi a melhor maneira de ser apresentado ao Brasil. Também vim em junho para dar algumas aulas e participei do programa "Superpop".


 Rihanna se apresenta com a coreografia de Bryan Tanak

iG Gente: E quando a coisa virou sua profissão?
Bryan Tanaka:
Quando eu tinha 17 anos entrei para um grupo chamado The Heat e a instrutora me indicou em um teste para dançar na NBA. Eu cheguei lá inexperiente, sem treinamento formal, apenas com os movimentos que meus amigos me ensinavam, mas acabei passando no teste, que tinha mais de 200 bailarinos profissionais competindo.  


iG Gente: Qual foi seu primeiro trabalho com popstars?
Bryan Tanaka: Eu morava em uma cidade pequena e trabalhava no Starbucks. Decidi ir para Los Angeles, que onde tudo acontece. Logo de cara, consegui um agente que me ajudou muito. O primeiro trabalho foi com as Destiny's Child, durante o intervalo da NFL, no Dia de Ações de Graça, eu estava muito nervoso, mas foi minha porta de entrada no showbiz.


iG Gente: O que rolou depois disso?
Bryan Tanaka: Durante os ensaios para essa performance, eu estava sendo analizado por um agente e, logo depois, me convidaram para a turn mundial. Foi a ltima turn delas, durante sete meses, viajando o mundo inteiro, todos os lugares que voc pode imaginar. Eu ainda era bem tmido e quieto.  


iG Gente: Como a vida de um bailarino em turns como essas?
Bryan Tanaka:
É surreal. Extremamente corrido, um ritmo muito acelerado. Tem dias que você fica em uma cidade por um dia, e às vezes até uma semana. Tem que se adaptar com a diferença de tempo, a ficar longe de casa, e o mais difícil é a alimentação. Tem que toda hora carregar um lanchinho, eu no vivo sem meus shakes de proteína.


iG Gente: A dança é um universo competitivo?
Bryan Tanaka:
Os testes sim, são até agressivos. Porque todo mundo contra todo mundo, pessoas parecidas com você, do mesmo biotipo e às vezes mais experientes. Mas depois dessa fase todo mundo vira uma famlia, afinal de contas, provável que iremos conviver meses.


iG Gente: Você gosta de sair pra dançar em baladas ou fica parecendo trabalho?
Bryan Tanaka:
Na balada diferente. Eu vou para dançar com garotas, beber e relaxar. Mas às vezes acontece da gente dançar e virar a sensação da festa. Nas festas de hip hop se encontram os melhores dançarinos.  


iG Gente: Quando virou coreógrafo?
Bryan Tanaka:
Foi consequência. As pessoas me pediam conselho, eu dava ideias e, naturalmente, aconteceu.


iG Gente: Quem a melhor danarina das mulheres com quem você trabalhou?
Bryan Tanaka:
A Beyoncé, com certeza. Ela consegue fazer de tudo, sem dificuldades. Sabe fazer o estilo guetto, mas também feminina, faz danças sensuais e ela se entrega completamente ao ritmo.  


iG Gente: Ela uma diva?
Bryan Tanaka:
A Beyoncé tem muita voz, ela sabe exatamente o que quer. Se no gosta de alguma coisa, simplesmente fala não, isso não funciona comigo, pode mudar, e então negociamos. Mas ela gosta muito também de experimentar. 


iG Gente: Alguma delas descoordenada?
Bryan Tanaka:
Acho que não (risos). Elas são muito famosas porque são boas em tudo mesmo. Não tenho nada de ruim para falar de nenhuma delas.  


iG Gente: E com quem sonha em trabalhar?
Bryan Tanaka:
Quero dançar com o Justin Timberlake! Ele me inspirou muito para ser quem sou, mas ainda no tive oportunidade. Agora ele está atuando, quem sabe no rola quando ele voltar a cantar? 


iG Gente: O que você acha de programas como "So You Think You Can Dance" e "Dancing With The Stars"?
Bryan Tanaka:
São excelentes. Aos poucos, esto levando a dança para os holofotes, e realmente precisamos disso. Quanto mais programas e filmes de dança tiver, melhor. Somos exatamente iguais aos esportistas, temos que praticar e trabalhar muito, mas infelizmente não ganhamos tanto quanto eles (risos).
iG Gente: Qual a melhor coreografia de todos os tempos?
Bryan Tanaka:
Acho que de Like I Love You, do Justin Timberlake. Na época, esse clipe definiu novos parâmetros da dança para homens heterossexuais.


iG Gente: Mas e o Michael Jackson?
Bryan Tanaka:
Ele era o melhor dançarino e tinha as melhores coreografias. O seu legado vai ser sempre magnífico, mas a dança evoluiu. Para a minha geração é o Justin, com certeza.

*Colaborou Christel Escosa



Famosos / Famosas / Dançarino / Dance - 20/11/2010