As Search Engines não “enxergam” essa atualização pontual. E ainda, o fato de que, até pouco tempo, URLs com # não eram tratadas de maneira de diferente, ou seja:
- meusite.com/home e
- meusite.com/home#news3
eram ambas consideradas a URL meusite.com/home, pois os robôs de busca desconsideravam a parte do símbolo # em diante, o que impedia que as Search Engines encontrassem e classificassem o conteúdo de sites em AJAX mais propriamente. Agora isso está para mudar.
Proposta para Tornar AJAX Rastreável
O Google mais uma vez dá o passo antes de seus concorrentes e lança a proposta de como tornar possível que webcrawlers encontrem conteúdos por trás de URLs que dependem do AJAX para ter seu conteúdo exibido – um grande passo que pode ser dado a favor do AJAX.
A proposta do Google procura abrangir os seguintes pontos:
- Necessidade de mudanças mínimas no website enquanto ele evolui
- Apresentação de mesmo conteúdo para Search Engines e usuários (sem cloaking)
- Que os links em resultados de busca levem usuários para a página completa em AJAX, e não somente o pedaço de conteúdo que estava inserido em uma página AJAX
- Que os webmasters possam verificar que seus sites são renderizados corretamente e que Search Engines consigam acesso a todo o conteúdo
A mudança proposta conta com a adição de uma exclamação (!) em URLs dinâmicas do AJAX, para que os webcrawlers possam acessar o conteúdo por meio de uma URL alternativa, mas que seja transparente para o usuário. De acordo com o Google, funcionará da seguinte maneira:
1 - As URLs atuais são da forma http://example.com/dictionary.html#AJAX , e devem ser disponibilizadas para usuários e webcrawlers de uma nova forma:
2 - http://example.com/dictionary.html#!AJAX, com a exclamação, mas que webcrawlers usariam uma URL diferente para acessar o conteúdo:
3 - http://example.com/dictionary.html?_escaped_fragment_=AJAX e aí sim, Search Engines teriam o acesso completo do conteúdo da URL em AJAX, porém uma versão HTML. Mas nas SERPs, a URL para usuários continuaria sendo:
4 - http://example.com/dictionary.html#!AJAX, com a exclamação.