Afinal, qual das dietas é a mais eficiente na luta para estar sempre em forma? Nós damos as dicas!
No Ringue da edição 994 da CAPRICHO você viu as vantagens e as desvantagens das dietas da Proteína e do Índice Glicêmico. Aqui você conhece um pouco mais sobre as dietas e entende melhor como elas funcionam. Dieta das proteínas
- Nessa dieta os carboidratos são verdadeiros vilões. Tudo porque eles liberam muito açúcar no sangue e, para metabolizar toda essa glicose, fazem o corpo produzir muita insulina - um hormônio que ajuda a estocar gordura e aumenta a fome.
- O problema é a maioria das coisas que a gente come durante o dia tem carboidrato: pães, massas, todos os tipo de alimento que levam farinha, tudo o que é doce (incluindo frutas e sucos) e até mesmo os vegetais. Ou seja, a dieta chama dieta das proteínas porque basicamente é o que sobra para comer: proteína e gordura.
- A grande vantagem dessa dieta é que proteínas dão muita saciedade e gastam mais calorias no processo de digestão. Sem contar que comida com gordura é bem mais saborosa.
- Mas essa dieta, que já fez muito sucesso, não é aprovada pela maioria dos médicos, que acham pouco saudável abolir completamente um nutriente da alimentação. Por isso, surgiram versões mais light, como a dieta de South Beach, que permite os carboidratos de qualidade (integrais ou vindos de frutas e verduras) e restringe o consumo de gordura.
Dieta do Índice Glicêmico
- Parece difícil de entender, mas não é tão complicado assim. Quando você come muito carboidrato, vai um monte de açúcar de uma vez para o sangue (isso você já aprendeu). Com muito açúcar no sangue, o corpo libera um monte de insulina, que rapidamente metabloiza toda a glicose que chegou. Resultado: a insulina vai embora e o corpo entende que, já que não tem mais nada de açúcar no sangue, está na hora de comer de novo. Daí vem a fome.
- O grande lance, então, é combinar os carboidratos com outros alimentos de digestão mais lenta, que mantenham a insulina trabalhando por mais tempo, sem grandes picos. Assim o corpo se sente saciado por mais tempo. É essa a lógica do índice glicêmico.
- Pense assim: quanto mais fibras e proteínas, menor o IG. Então o segredo é combinar alimentos ricos em carboidratos com fibras ou proteínas. Por exemplo: um pão com queijo é melhor que um pão sem nada, arroz integral é melhor que arroz branco (porque tem mais fibras!), comer chocolate depois do almoço é mais negócio que comer à tarde e assim por diante. Deu pra entender? Funciona como uma reeducação a
